como criar um personagem - parte 1



0 comentários
Fala, galera!

O AtomicDesign está com um post de tema inédito!
Desta vez, mostrarei, passo a passo, como faço para desenvolver um personagem direto do computador, sem o uso de papel, lápis ou qualquer outra ferramenta que não seja digital.


Geralmente, uso dois programas básicos da Adobe: o Photoshop e o Illustrator.

Para criar direto do computador, recomendo o uso de um tablet para desenho. Os melhores são da marca Wacom, muito reconhecida no mercado (www.wacom.com).

O modelo que uso é o Cintiq 12WX, que é sensacional! Ele me permite desenhar direto na tela, aproximando-se do desenho livre no papel.


Sem mais delongas, vamos às etapas:

Etapa 1: Esboçando



Abro o Photoshop e começo a desenhar livremente várias formas a fim de encontrar uma ideal. Utilizo um pincel (Brush) suave e com um pouco de opacidade, pois minha intenção é apenas esboçar. Neste caso, estava criando uma personagem pré-adolescente do sexo feminino.

Com as proporções e formatos pré-definidos, crio uma segunda imagem que seria do perfil. Como tinha pressa no material, acabei descartando o desenho da garota de costas, mas o ideal seria fazê-lo.

Etapa 2: Definindo


Neste momento, escolho um pincel com maior definição (100% preto) e começo a desenhar os detalhes da garota da forma mais precisa possível, mas sem a obrigatoriedade da perfeição, pois irei retocar o traço posteriormente.

Importante esclarecer que os traços mais definidos estão em uma camada (layer) acima dos traços de esboço da Etapa 1, no Photoshop.

Etapa 3: Escolhendo as Cores


A partir daí, duplico o layer com traço definido. Volto ao layer original (abaixo) e não mexo no layer duplicado (acima), pois precisarei reajustar os traços posteriormente.

Escolho a ferramenta "baldinho" do Photoshop (Paint Bucket Tool) para pintar o desenho.
Esta etapa é só para escolher as cores, portanto, não me preocupo muito se as cores estão saindo do lugar. Troco de cores algumas vezes até obter a composição desejada. Pronto! A concepção visual da personagem está finalizada.

... e por enquanto é só, pessoal.
No próximo post mostrarei como faço para finalizar o desenho, tornando as linhas bem definidas e a imagem com profundidade, através do uso de luz e sombra. Até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post